
A sucessão para a Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) no biênio 2026-2028 será definida na manhã desta quarta-feira (19), quando o Tribunal Pleno realiza a eleição da nova Mesa Diretora. Três desembargadores disputam o comando da Corte.
Além da Presidência, serão escolhidos os ocupantes dos demais quatro cargos da Mesa Diretora: 1ª Vice-Presidência, 2ª Vice-Presidência, Corregedoria-Geral da Justiça e Corregedoria do Foro Extrajudicial. O Regimento Interno proíbe recondução.
Também serão eleitos o Ouvidor Judicial e o substituto, além de novos integrantes do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura.
O colégio eleitoral é formado pelos 70 desembargadores que compõem o Tribunal Pleno. A votação é secreta e seguirá esta ordem: Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Corregedor-Geral da Justiça e Corregedor do Foro Extrajudicial.
Os eleitos tomarão posse em fevereiro de 2026 para um mandato de dois anos. Atualmente, a desembargadora Cynthia Resende é a presidente do TJ-BA.
Candidatos à Mesa Diretora
Presidência:
- José Edivaldo Rocha Rotondano
- Jatahy Júnior
- Ivone Bessa Ramos

1ª Vice-Presidência:
- José Cícero Landim Neto
- Nágila Maria Sales Brito
- Josevando Souza Andrade
2ª Vice-Presidência:
- Carmem Lúcia Santos Pinheiro
- Mário Albiani Júnior
Corregedoria-Geral da Justiça:
- Emílio Salomão Pinto Resedá
- Maria de Lourdes Pinho Medauar
- Corregedoria do Foro Extrajudicial:
- Pilar Célia Tobio Claro
- Julio Cezar Lemos Travessa
Ouvidoria Judicial:
- Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel
- Baltazar Miranda Saraiva
- Alberto Raimundo Gomes dos Santos


