
O desembargador José Rotondano foi eleito na manhã desta quarta-feira (19) o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), com 32 votos. Ele sucederá a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende no comando da Corte.
Os outros candidatos ao cargo foram os desembargadores Jatahy Júnior, que recebeu 26 votos, e Ivone Bessa Ramos, que obteve 5 votos.
A eleição define a Mesa Diretora para o biênio 2026-2028. Além da presidência, os desembargadores elegem ainda o 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, corregedor-geral da Justiça e corregedor do Foro Extrajudicial.
Perfil
Natural de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, José Edivaldo Rocha Rotondano é formado em Direito pela Faculdade de Ilhéus. Ingressou no Ministério Público da Bahia (MP-BA) em 1984, onde atuou como promotor de Justiça nas Comarcas de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari.
Posteriormente, foi promovido a procurador de Justiça, com atuação nas áreas criminal e cível, destacando-se nos projetos Família Legal e Paternidade Responsável.
Assumiu o cargo de desembargador do TJ-BA em 2013. Em 2016, foi eleito vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e presidiu a Corte eleitoral no biênio 2017-2019. Também exerceu os cargos de corregedor eleitoral e vice-presidente no período 2019-2021.


