
O ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor, irmão do rei Charles III, foi preso nesta quinta-feira (19) sob suspeita de má conduta em cargo público, no Reino Unido, segundo informações da rede BBC.
A polícia do Vale do Tâmisa confirmou a detenção de um homem na casa dos 60 anos após uma “avaliação minuciosa” e disse que ele permanece sob custódia. O nome não foi oficialmente divulgado para preservar a identidade do investigado.
Agentes cumpriram mandados de busca em dois endereços ligados ao suspeito: um em Berkshire, a oeste de Londres, e outro em Norfolk, no leste da Inglaterra. A polícia de Norfolk confirmou à “BBC” que presta apoio à operação.
Embora a identidade não tenha sido confirmada formalmente, veículos britânicos apontam que se trata de Andrew.
“Após uma avaliação minuciosa, agora abrimos uma investigação sobre esta alegação de má conduta no exercício de cargo público. É importante que protejamos a integridade e a objetividade da nossa investigação enquanto trabalhamos com nossos parceiros para apurar esta suposta infração”, declarou o subchefe de polícia Oliver Wright.
A prisão ocorre cerca de uma semana após a abertura de investigação para apurar se o ex-príncipe enviou relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein quando atuava como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional. Ele também é acusado de agressão sexual por Virginia Giuffre e nega as acusações.


