Foto: PCBA
Foto: PCBA

Uma mulher foi presa no final desta terça-feira (10), em cumprimento a um mandado judicial, no município de Santo Antônio de Jesus. A captura ocorreu durante a continuidade da Operação Martelo, que já totaliza 15 pessoas presas ao longo das diligências.

Assim, a operação integra os desdobramentos de uma investigação que mira uma organização criminosa com atuação interestadual.

Ao todo, as equipes cumpriram 14 mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante por posse de drogas e munições, e 16 mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram nos municípios de Santo Antônio de Jesus, São Miguel das Matas, Laje, Valença e Cairu, na Bahia. Além disso, os policiais também realizaram diligências nos estados da Paraíba, Sergipe e Alagoas.

As investigações levaram à prisão de duas lideranças do tráfico de drogas de Santo Antônio de Jesus, localizadas na Paraíba. Outros investigados foram capturados em Sergipe e Alagoas. Já no distrito de Morro de São Paulo, policiais prenderam familiares do fundador do grupo criminoso, suspeitos de receber e movimentar grandes quantias de dinheiro provenientes do tráfico.

Operação Martelo

A Polícia Civil conduziu a investigação por cerca de um ano, com o objetivo de desarticular a estrutura operacional e financeira da organização criminosa. Dessa forma, como parte da estratégia de enfraquecimento financeiro do grupo, a Justiça determinou o bloqueio de bens que podem chegar a R$ 270 milhões.

Durante as diligências, os agentes apreenderam veículos, aparelhos celulares, drogas, documentos e outros materiais. Assim, todo o conteúdo passará por perícia e análise, o que pode gerar novos desdobramentos nas investigações.

O Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) e a 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), coordenaram a Operação Martelo. Além disso, a ação contou com o apoio da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Leste) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).