
Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (10) em sete cidades baianas e outros três estados, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, além de oito prisões. A segunda fase da Orion Scorpii apreendeu ainda R$ 200 mil em espécie, armas e munições.
As equipes da Polícia Civil atuaram simultaneamente nos municípios baianos de Vitória da Conquista, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Brumado, Itapetinga, Jequié e Teixeira de Freitas, além de Montes Claros e Itaipé, em Minas Gerais, e Goiânia.
No total, foram detidos quatro suspeitos em Vitória da Conquista, um em Guanambi, um em Itapetinga, um em Jequié e um em Goiânia.
Desdobramentos
Segundo a PC, as investigações revelaram que o grupo se dedicava ao comércio ilegal de armas de fogo, incluindo armamentos de calibre restrito. O material apreendido ao longo das diligências inclui centenas de armas, entre elas fuzis, pistolas, revólveres, rifles e modelos de calibre 12, além de grande quantidade de munições e R$ 200 mil em espécie.
Três estabelecimentos suspeitos de comercializar armas e munições de forma irregular foram interditados. Uma grande loja especializada em caça e pesca localizada em Goiânia e outras duas unidades, em Vitória da Conquista e Guanambi foram alvos das interdições.
O material apreendido deve ser encaminhado para análise pericial. Os laudos técnicos devem fornecer insumos importantes para aprofundar as investigações e podem resultar em novos desdobramentos, ampliando o alcance da operação.


