
Um bebê de um ano e seis meses, identificado como Rhavy Ferreira Santana, de 1 ano, morreu nesta terça-feira (8), em Salvador, após ingerir um pedaço de calabresa envenenada. A suspeita é de que a criança tenha comido parte do alimento que estava atrás da geladeira, com chumbinho, substância usada como veneno para ratos. A intenção dos familiares era justamente atrair os roedores.
O menino, que vivia com a mãe e o irmão mais velho, em Fazenda Grande do Retiro, chegou a ser socorrido por parentes e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Caetano. Inicialmente, os familiares acreditaram que ele havia se engasgado, já que os primeiros sintomas surgiram logo após o jantar.
Um primo da mãe de Ravhy afirmou, em entrevista à Record Bahia, que foi acionado para socorrer a criança por volta das 23h. Segundo ele, o trajeto entre a residência da família e a UPA levou menos de 10 minutos.
“Foi um acidente. A criança provavelmente comeu o pedaço de calabresa, e aconteceu o que aconteceu. Pelo menos, foi isso que foi relatado à polícia. Nós o socorremos, mas, infelizmente, ele não resistiu. A mãe está muito abalada e triste. Só uma mãe sabe como é perder um filho, sobretudo nessas circunstâncias”, afirmou, sem se identificar.
“No início, achamos que ele tinha se engasgado. Mas, ao chegar na UPA, os médicos fizeram exames e identificaram a ingestão da substância tóxica”, completou.
Detalhes
A mãe, que não teve o nome divulgado, prestou depoimento à DHPP durante a manhã desta quarta. Segundo familiares, ela está emocionalmente abalada e optou por não se pronunciar publicamente neste momento. “Ela é uma mãe que ama os filhos. Está devastada com tudo isso. Só quem é mãe sabe a dor de perder um filho, ainda mais dessa forma”, disse o primo.
De acordo com a Polícia Civil, a morte está sendo investigada pela 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS). “Segundo informações preliminares, a criança teria ingerido veneno e foi socorrida para unidade de saúde, mas não resistiu. Guias periciais e de necropsia foram expedidas. Análises de perícia realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica, auxiliarão no esclarecimento das razões do óbito”, diz trecho de uma nota emitida pela PC.