Caos

Criança baleada e ônibus queimados: secretário lamenta dia de caos em Salvador

Nesta quarta-feira (8), dois ônibus do transporte público foram consumidos pelas chamas; um deles em um ato criminoso

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, lamentou na noite desta quarta-feira (8) o incêndio de um ônibus durante um protesto realizado por moradores do Nordeste de Amaralina, após a morte de uma criança atingida por bala perdida na localidade. Em publicação nas redes sociais, o gestor classificou o episódio como um “ato criminoso” e destacou o impacto causado no sistema de transporte público.

“Construir as coisas dá um trabalho grande. É fruto de muito suor, muito esforço e muita dedicação. Hoje nosso dia foi difícil. Uma pane elétrica pela manhã e um provável ato criminoso pela noite”, escreveu o secretário.

Pablo Souza ressaltou que a equipe da Semob tem trabalhado dia e noite para melhorar o transporte na capital baiana, apesar dos desafios enfrentados. Ele lembrou que, até junho, 700 novos ônibus devem ser incorporados à frota municipal, no que chamou de “o maior e mais ambicioso programa de renovação de frota da história de Salvador”.

“Não há ônibus disponível na prateleira para repor, e isso prejudica quem mais precisa no dia a dia”, alertou.

O secretário manifestou solidariedade à empresa Plataforma Transportes, responsável pelo coletivo incendiado, e reafirmou a confiança nas forças de segurança pública para apurar o caso. “Nossa equipe segue de cabeça erguida, acordando cedo e entregando o nosso melhor para a cidade”, completou.

Protesto

O incêndio ocorreu após manifestações de moradores revoltados com o fato da criança ter sido vítima de balas perdidas durante uma operação policial no bairro. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. A vítima, que foi atingida nas nádegas e de raspão em uma das mãos, está internada no Hospital Geral do Estado (HGE). Outros dois homens morreram na ação. Eles são tratados pela polícia como suspeitos de tráfico de drogas.

O secretário lamentou ainda que, na manhã da terça, outro coletivo foi consumido pelas chamas na Rua Direta do Uruguai, no bairro do Uruguai. A suspeita é de que o veículo, que fazia a linha Vale das Pedrinhas/Vila Ruy Barbosa, tenha sofrido uma pane elétrica.