Barbaridade

Envenenamento de gatos em condomínio do Stiep causa revolta e mobiliza moradores

Moradores denunciam uso de substâncias tóxicas contra animais em situação de rua e domésticos

Leitor / PS Notícias
Leitor / PS Notícias

Pelo menos quatro gatos foram encontrados mortos no condomínio residencial Jardim Atalaia, no bairro do Stiep, em Salvador. Os animais faziam parte de uma colônia de aproximadamente 14 gatos em situação de rua, alimentados e castrados por um grupo de moradores voluntários. Moradores suspeitam que os animais podem ter sido vítimas de envenenamento.

De acordo com relatos, os casos não se restringem a animais sem tutor. Há cerca de dois meses, uma gata doméstica morreu após ingerir veneno dentro das dependências do condomínio.
No último dia 21 de setembro, um gato preto e branco foi encontrado morto na casa de um morador, que relatou ter visto espuma na boca do animal antes de descartá-lo em um saco de lixo.

Já no dia 23 de setembro, um gato laranja foi vítima de envenenamento na rua Araguaia, também dentro do condomínio. O animal, encontrado em estado grave, foi socorrido por moradores engajados na causa animal, que arcaram com o internamento e a medicação de emergência. Um laudo da clínica veterinária confirmou o envenenamento.

Até o momento, a administração condominial não se manifestou oficialmente.

Situação de crime ambiental

A Lei nº 9.605/1998, que trata de crimes ambientais, estabelece que envenenar, maltratar ou abusar de animais é conduta passível de detenção e multa. A pena pode variar de três meses a um ano de prisão, além de outras penalidades.