A Polícia Civil encontrou uma arma de fogo com numeração raspada na casa de Marílio dos Santos, conhecido como Maquinista ou Gordo, apontado como mandante do assassinato da líder quilombola e ialorixá Mãe Bernadete. A operação ocorreu na quarta-feira (8), no município de Santa Bárbara. A polícia não localizou o suspeito, que segue foragido.
Durante o cumprimento do mandado de prisão, equipes da polícia localizaram o armamento escondido dentro de um saco na localidade conhecida como Noventinha. A polícia prendeu a esposa de Maquinista em flagrante. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o suspeito lidera um grupo criminoso que atua em São Sebastião do Passé e Simões Filho, onde Mãe Bernadete desenvolvia trabalho comunitário e enfrentava o tráfico local.
Homicídio de Mãe Bernadete
O homicídio aconteceu em 17 de agosto de 2023, na sede do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. Mãe Bernadete foi morta na frente dos netos, que conseguiram escapar. Desde então, a polícia identificou seis suspeitos, entre executores e cúmplices.
A Justiça determinou que Marílio dos Santos vá a júri popular, assim como Arielson da Conceição Santos e Sérgio Ferreira de Jesus, também acusados de envolvimento no crime. A Justiça transferiu a audiência dos dois primeiros para Salvador, enquanto o julgamento de Sérgio segue em Simões Filho.