O empresário Jailson Couto Ribeiro, conhecido como Jau da Lubrijau ou Jau Ribeiro, e ex-candidato a prefeito de Iaçu, na Chapada Diamantina, foi preso na manhã desta quinta-feira (16) durante a Operação Primus, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia. A ação investiga um esquema de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro com ramificações em outros estados.
Jau Ribeiro é um dos cinco presos na Bahia. A polícia prendeu outros dois suspeitos em São Paulo e no Rio de Janeiro. De acordo com o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), a operação cumpre mandados judiciais em nove cidades, com apoio de 170 policiais civis. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 6,5 bilhões em bens e valores ligados ao grupo.
Durante as diligências, a polícia apreendeu três pistolas, uma submetralhadora, carregadores, munições e dez veículos de luxo, além de equipamentos usados para adulterar combustíveis. A Polícia Civil prendeu o principal articulador do esquema em um hotel na cidade de Lençóis. Além disso, os agentes detiveram três suspeitos em Conceição de Feira e Feira de Santana.
A Operação Primus busca desarticular uma estrutura empresarial que movimentava milhões de reais com a venda irregular de combustíveis e lavagem de dinheiro.