
O nome da secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, tem sido ventilado para concorrer a uma das 63 cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no próximo ano.
Filiada ao PT, a ex-secretária da Igualdade Racial, com histórico ligado ao MST, diz estar concentrada na função atual, mas ressalta que seguirá o que for determinado pelo governador Jerônimo Rodrigues e o grupo político.
Fabya atuou entre 1992 a 2004 na área de consultoria da Cooperativa Central dos Assentamentos da Bahia (CCA-BA), com foco em projetos para desenvolvimento da produção e qualificação profissional dos assentados.
Atuação e políticas públicas
O trabalho da secretária é dedicado em políticas de igualdade racial, assistência social e segurança alimentar nas comunidades quilombolas e indígenas do estado, além de planejamento estratégico, fortalecimento institucional e execução de programas de desenvolvimento social.
Já atuou como coordenadora de gestão da informação da Secretaria Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes); chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e coordenadora executiva de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais na Secretaria de Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi).
A atuação de Fabya Reis também é voltada para o combate ao racismo e intolerância religiosa, além de buscar implementação de ações transversais de promoção da igualdade racial.


