Um ferro-velho localizado no bairro do Matatu, em Salvador, foi interditado na manhã desta quarta-feira (10). No local, foi encontrada grande quantidade de cabos de cobre, fios elétricos furtados de equipamentos urbanos e um revólver calibre 22. Ninguém foi preso no local, que estava fechado durante a ação.
À frente da Operação Escudo, o delegado Marcos Tebaldi destacou que esses estabelecimentos costumam ser o principal destino de objetos roubados ou furtados.
“Vamos continuar as apurações para identificar as pessoas envolvidas com os crimes e demais atividades ilícitas, bem como os estabelecimentos suspeitos de irregularidades”, disse.
Além dos crimes constatados, a operação revelou acúmulo expressivo de lixo e sucata no espaço, representando riscos diretos à saúde das pessoas daquela região, como a proliferação de insetos e roedores.
Parte dos itens localizados foi recolhida por equipes da prefeitura e encaminhada para depósito, onde seguirão os trâmites administrativos cabíveis. Já o material apreendido pela Polícia Civil seguiu para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será submetido à perícia.
Ação integrada
A operação contou com a participação de 45 agentes públicos e foi realizada de forma integrada entre a Polícia Civil da Bahia, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz-Salvador), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).