Um homem foi preso e outro morto durante a Operação Foco Central, deflagrada pela Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira (9), nos bairros de Nazaré e Barroquinha, em Salvador. Ambos são suspeitos de envolvimento no esquartejamento do entregador Augusto César dos Santos Borges, de 28 anos.
Durante a ação, um dos suspeitos, um homem de 29 anos, foi preso sem resistência no bairro de Nazaré. O segundo investigado, identificado como Albino de Santana Sinval dos Santos, de 26 anos, foi localizado na Barroquinha, mas reagiu à abordagem policial. No confronto, foi atingido por disparos, chegou a ser socorrido e encaminhado para atendimento médico, porém não resistiu aos ferimentos.
De acordo com as investigações conduzidas pela 3ª Delegacia de Homicídios (BTS), os dois homens são apontados como responsáveis diretos pela morte de Augusto César, morador do Nordeste de Amaralina.
O entregador foi sequestrado, torturado e executado por integrantes de uma organização criminosa que atua no centro da capital, após ter entrado, durante uma entrega, em uma área controlada pelo grupo rival.
O corpo de Augusto César foi encontrado no dia 22 de março, esquartejado e acondicionado em sacos plásticos, na Avenida Reitor Miguel Calmon, no Vale do Canela.
Segundo informações apuradas à época, familiares perceberam algo estranho na noite anterior, quando a foto de perfil e o modo de escrever da vítima em um aplicativo de mensagens foram alterados, indicando que alguém havia assumido o controle do celular.
Poucas horas depois, o corpo foi localizado, enquanto a motocicleta e o aparelho celular de Augusto foram encontrados no bairro Dois de Julho. As diligências apontaram que o assassinato foi ordenado como represália ao fato de a vítima residir em um território controlado por outro grupo criminoso.
Foco Central
A Operação Foco Central foi planejada e executada pela 3ª Delegacia de Homicídios (BTS), unidade vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o apoio de equipes operacionais e de inteligência do Departamento. Ao todo, oito equipes participaram da ação, cumprindo ordens judiciais expedidas pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador.