Um homem foi preso nesta terça-feira (21), em Porto Alegre, enquanto utilizava duas tornozeleiras eletrônicas. O caso inusitado chamou a atenção da Polícia Civil, que realizava o cumprimento de um mandado de busca e apreensão relacionado a uma operação contra roubo de celulares.
Segundo o delegado Arthur Raldi, responsável pela ação, essa foi a primeira vez que ele se deparou com uma situação como essa.
“Para nós, foi uma surpresa. Nem sabia que tinha essa possibilidade. Ele disse que era por cometimento de crimes diferentes: uma por violência doméstica, outra por roubo”, contou o delegado, conforme informações do g1.
De acordo com a polícia, o homem já havia sido condenado por roubo e violência doméstica. Desde 2023, o Rio Grande do Sul utiliza monitoramento eletrônico para homens enquadrados na Lei Maria da Penha.
A Polícia Penal do RS ainda não se posicionou sobre o motivo de o homem estar utilizando duas tornozeleiras eletrônicas.
Operação contra roubo de celulares
A operação teve como alvo suspeitos de participação em um esquema de roubo de celulares nas cidades de Porto Alegre, Guaíba, Estância Velha e Novo Hamburgo. De acordo com as investigações, nos últimos dois meses, criminosos vinham entrando em contato com lojas para encomendar aparelhos com a intenção de roubá-los.
O delegado Arthur Raldi explica que os suspeitos alegavam que não conseguiriam realizar o pagamento via Pix, mas que poderiam efetuar a compra com cartão de crédito. Para isso, exigiam que o entregador levasse uma maquininha até um endereço no bairro Restinga. No local, os criminosos rendiam o entregador e levavam o celular.
A prática teria se repetido ao menos 10 vezes. Ainda conforme a apuração, os suspeitos destinavam os aparelhos para a revenda ou desmonte para reaproveitamento de peças.
Ao todo, a polícia prendeu cinco pessoas, que devem responder pelo crime de roubo.