
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), uma operação contra lideranças e integrantes de uma organização criminosa baiana ligada a facções do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o grupo atua na distribuição de drogas, promove ataques armados contra rivais, lava dinheiro e movimenta bens e recursos milionários.
De acordo com a Polícia Civil, o Denarc pediu, e o Judiciário autorizou, o bloqueio de contas bancárias que podem somar até R$ 100 milhões. A polícia também iniciou a descapitalização da quadrilha, impedindo o acesso dos investigados a sete carros, uma moto aquática, um haras com cavalos de raça e uma usina de energia solar. Esse patrimônio está avaliado em cerca de R$ 1 milhão.
Ainda conforme a Polícia Civil, os policiais cumprem mandados judiciais em mais de dez bairros de Salvador, em duas cidades da Região Metropolitana e dois municípios do interior do estado, além de ações paralelas em Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.
Com a operação, a Polícia Civil mira diretamente o núcleo financeiro e a coordenação interestadual da organização criminosa, medida que, segundo o Denarc, deve impactar imediatamente na redução da violência nos territórios onde o grupo atuava.


