Reforço policial

Micareta de Feira: Confira esquema de segurança montado para a festa

Folia contará com mais de 2.400 policiais civis e mais de 4.800 PMs

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A tradicional Micareta de Feira 2025 acontece entre os dias 1º e 4 de maio, e para comportar tantos foliões, será necessário um esquema de segurança de peso. É por isso que mais de 2.400 policiais civis e mais de 4.800 policiais militares estarão à postos para cuidar do público da festa.

Polícia Civil

A Polícia Civil chegará com foco no combate à criminalidade e proteção dos foliões, contando com trabalho de inteligência, formalização de flagrantes, custódia de presos e atendimento especializado a vítimas.

“Estaremos em peso com ações estratégicas e uso intensivo da inteligência policial. Com um efetivo de 2.420 profissionais e um investimento superior a R$ 2,8 milhões, a operação será dividida entre os circuitos Maneca Ferreira e Charles Albert, além das áreas do entorno. A corporação vai trabalhar em todas as frentes da festa, com equipes ostensivas, policiais disfarçados, observadores, operadores de drones e mensageiros em tempo real”, explicou o delegado-geral André Viana.

Antes do início da Micareta, a Polícia Civil intensificou o monitoramento de grupos criminosos para identificar e neutralizar possíveis ações de tráfico de drogas, extorsão, roubos e conflitos armados.

A repressão de crimes sexuais também será um dos maiores focos da corporação durante a festa. Equipes especializadas farão varreduras em áreas com menor visibilidade e a busca ativa de mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

As autoridades instalaram quatro postos de Pronto Emprego (PPIs) em locais estratégicos, que funcionarão em regime de plantão 24 horas para o registro de ocorrências, especialmente de flagrantes.

A operação da Polícia Civil também contará com drones equipados com câmeras de alta resolução e sensores térmicos para o monitoramento aéreo dos circuitos. As equipes de segurança utilizarão sistemas de rastreamento mobile core para localizar rapidamente celulares roubados, com base nas informações fornecidas pelas vítimas.

Polícia Militar

A Polícia Militar também chega com uma equipe pesada para a Micareta de Feira. Segundo a corporação, a festa contará com 4.816 militares, e o policiamento estará distribuído em 754 patrulhas ao longo dos seis dias de festa, em 42 Postos Elevados de Observação (PEO) e em oito portais de abordagem para quem vai acessar o Circuito Maneca Ferreira, que fica na Avenida Presidente Dutra, e o Charles Albert, localizado na Kalilândia

Viaturas, carros, motos, caminhões, cães farejadores, cavalos, helicópteros, drones e aviões darão suporte à tropa nos serviços de segurança pública e de emergência. Além disso, haverá atuação 24 horas do Disque Denúncia.

Serão utilizados ainda detectores de metal, câmeras de monitoramento, inclusive com reconhecimento facial.

Pela terceira vez a Ronda Antirracista da Polícia Militar da Bahia irá atuar Micareta de Feira. As equipes realizarão a ação nos dois circuitos, com um trabalho de orientação e acompanhamento de casos de denúncia de racismo e homofobia.

No período da Micareta de Feira, serão intensificadas as ações ostensivas nos principais corredores de tráfego, bairros periféricos, nos acessos das rodovias estaduais e entorno da festa com a Operação Folia e Paz.

A Operação também realizará abordagens nos pontos de ônibus e meios de transporte (ônibus, táxis e veículos por aplicativo). Ao todo, 208 guarnições estarão empregadas nesta atividade nos seis dias de festa.

Em caso de documento perdido, a PM disponibilizará 10 pontos de coleta espalhados pelo circuito e o material recolhido será entregue na sede do CPRL, situado na Av. Maria Quitéria, n° 3159, São João, Feira de Santana, onde funcionará a catalogação.

Diariamente os documentos começarão ser entregues das 14h às 18h de cada dia, a partir de quinta-feira (1º), também na sede do CPR-L.

A Ronda Maria da Penha Portal do Sertão também terá um posto próprio dentro do circuito para oferecer um serviço cada vez mais especializado nas ocorrências envolvendo violência contra a mulher e também nas ações preventivas.

Corpo de Bombeiros Militar

Pelo menos 1.595 bombeiros militares vão atuar na Micareta de Feira de Santana. Os bombeiros estarão atuando em todo o Circuito Maneca Ferreira, orientando os foliões e atendendo possíveis ocorrências que possam acontecer.

Postos Elevados de Observação (PEO) estão instalados em pontos estratégicos do circuito. Desta forma, serão capazes de verificar o que acontece com mais detalhes e poderão se deslocar ao local exato com mais rapidez.

Treze viaturas de combate a incêndio, busca e salvamento e unidades de resgate também estarão dispostas em locais estratégicos.

“Além das estruturas que montamos para atender os foliões, nossa tropa também passa por treinamentos, observando rotas de fuga, áreas estratégicas para entradas e saídas da tropa e das viaturas. O patrulhamento acontece não apenas no circuito, mas também nas áreas adjacentes. Principalmente com orientações aos foliões e a quem está trabalhando na festa, nossa meta principal é evitar os incidentes”, pontuou o comandante-geral do CBMBA, o coronel BM Aloisio Fernandes.

Atendimento pré-hospitalar (APH), prevenção e combate a incêndios e salvamentos, vistorias, análises e fiscalizações e distribuição de pulseiras de identificação são alguns dos serviços oferecidos pelo CBMBA.

As unidades de resgate vão estar de prontidão para as demandas de altíssima complexidade, que não podem ser atendidas nos postos de saúde. Além disso, as equipes também atendem pessoas que exagerem na ingestão de bebidas alcoólicas ou que possam ter algum tipo de entorse, principalmente as mulheres, por usarem saltos durante a festa. Desidratação também é uma das ocorrências atendidas pelos bombeiros.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.