Revolta

Moradores de condomínio no Stiep realizam protesto contra envenamento de gatos

Leitor / PS Notícias
Leitor / PS Notícias

Moradores do ondomínio residencial Jardim Atalaia, no bairro do Stiep, em Salvador, realizaram uma manifestação no local neste sábado (27). A manifestação ocorreu devido a morte de ao menos quatro gatos. Os manifestantes suspeitam que os animais podem ter sido vítimas de envenenamento.

Os animais encontrados mortos faziam parte de uma colônia de aproximadamente 14 gatos em situação de rua, alimentados e castrados por um grupo de moradores voluntários. De acordo um dos manifestantes, alguns moradores não aceitam as presenças dos animais no condomínio.

De acordo com relatos, os casos não se restringem a animais sem tutor. Há cerca de dois meses, uma gata doméstica morreu após ingerir veneno dentro das dependências do condomínio. Até o momento, a administração condominial não se manifestou oficialmente.

A Lei nº 9.605/1998, que trata de crimes ambientais, estabelece que envenenar, maltratar ou abusar de animais é conduta passível de detenção e multa. A pena pode variar de três meses a um ano de prisão, além de outras penalidades.