
A Operação Freedom, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, nesta terça-feira (4), prendeu 37 pessoas suspeitas de integrar a facção criminosa Comando Vermelho. De acordo com a corporação, além dos mandados de prisão, quatro suspeitos também foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Um homem foi morto em confronto.
A ação tem o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro da organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro que atua em território baiano. A ação foi executada de forma simultânea na Bahia e no Ceará.
Conforme a polícia Civil, em Salvador, 33 suspeitos foram presos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. No município de Aratuípe, um alvo foi alcançado, e na cidade de Eusébio, no estado do Ceará, dois suspeitos foram presos.
Durante a operação, um dos investigados, ainda não identificado formalmente, reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai, em Salvador, e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para atendimento médico, no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.
Além das prisões, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e bloqueadas 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado.
Ainda segundo a polícia, foram apreendidas, armas, porções de maconha, crack e cocaína. Os alvos da Operação Freedom são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e em outras cidades da Bahia. Conforme o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.


