Uma operação conjunta deflagrada na manhã desta quinta-feira (17) prendeu dois líderes do Primeiro Comando de Eunápolis, facção criminosa ligada ao Comando Vermelho (CV), com atuação interestadual. As prisões ocorreram em Contagem, Minas Gerais. Também foram presos em flagrante a esposa de um dos criminosos e um comparsa.
A Operação Conexão mobilizou cerca de 50 agentes de uma força-tarefa composta pelo Ministério Público da Bahia (Gaeco Sul), Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Polícia Federal, Polícia Militar e Civil da Bahia e Polícia Militar de Minas Gerais.
Prisão de Líderes do Primeiro Comando de Eunápolis
De acordo com o Ministério Público da Bahia, os alvos da prisão temporária foram identificados como C.M.C.A. e C.L.B.R.. Eles são suspeitos de ordenar ataques contra agentes públicos, coordenar homicídios e comandar o tráfico de drogas no extremo sul da Bahia. Durante a abordagem, foram apreendidas duas submetralhadoras.
Um dos presos é apontado como responsável pela logística de distribuição de drogas, enquanto o outro liderava a atuação da facção nos bairros Gusmão e Centro, em Eunápolis, com histórico de homicídio qualificado, incluindo a morte de uma criança em 2019. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.
Ainda conforme o MP-BA, nas residências foram encontrados celulares, eletrônicos, armas e mais de 100 munições. As investigações começaram após uma operação realizada em 30 de maio deste ano, em Eunápolis, quando foram apreendidos mais de 1 kg de maconha, 528 g de haxixe, balanças de precisão, cadernos de anotações, máquinas de cartão, entre outros materiais. Os presos seguem à disposição da Justiça, e novas fases da Operação Conexão não estão descartadas.