Um pastor foi preso na cidade de Valença, nesta segunda-feira (15), acusado de violação sexual contra fiéis na cidade de Mata de São João. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pelo Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam/Valença).
De acordo com as investigações, o líder religioso usava rituais religiosos como argumento para a prática de abusos sexuais.
A Polícia Civil revelou que o homem, de 44 anos, se aproveitava da posição de pastor para induzir e constranger fiéis à prática de atos sexuais, sob a justificativa de supostos rituais espirituais de purificação.
Por nota, a PC informou que os relatos colhidos durante a investigação revelam um padrão de manipulação da fé, da vulnerabilidade emocional e da confiança depositada na figura de autoridade espiritual.
“As vítimas eram convencidas a manter sigilo sobre os encontros, apresentados como parte de ‘campanhas de libertação’ conduzidas pelo suspeito”.
O investigado, que já responde a outro inquérito policial por estupro, permanece custodiado à disposição da Justiça. A ação contou com equipes da 1ª Delegacia Territorial (DT/Mata de São João), do Núcleo de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Valença) e do Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam/Valença).