
O inspetor Marcelo Silva, da Guarda Civil Municipal, afirmou nesta quinta-feira (6) que o Plano Municipal de Segurança de Salvador está em fase de finalização e deve ser encaminhado à Câmara Municipal nas próximas semanas, onde, na análise dele, deve ser aprovado em “tempo recorde”. O documento foi apresentado durante uma coletiva de imprensa no Wish Hotel da Bahia.
O objetivo, conforme o inspetor, é criar uma ferramenta que integre as ações de diferentes órgãos públicos e melhore a sensação de segurança na cidade. O plano, explica, é amplo e intersetorial, não se restringindo à atuação da Guarda.
“É importante lembrar que o Plano Municipal de Segurança é de Salvador, não apenas da Guarda Civil Municipal. É uma iniciativa ampla, que envolve diversas áreas e órgãos públicos, com ações integradas em várias frentes. Claro que a Guarda, por ser o braço de segurança da Prefeitura, participa de todas elas, mas outros setores também colaboram para melhorar a sensação de segurança na cidade. Integração e tecnologia são fundamentais, assim como o diálogo entre gestores e instituições envolvidas no projeto”, pontuou.
Ainda conforme o inspetor, o texto está sendo desenvolvido com base em estudos de inteligência, planejamento e uso de tecnologia. Ele destacou também que a instituição tem participado de operações conjuntas com outras forças de segurança, como a retirada de barricadas e fiscalizações em ferros-velhos que receptam materiais roubados.
“Temos uma boa relação com as forças estaduais e federais, o que nos permite atuar de forma integrada. Nosso compromisso é continuar fortalecendo a Guarda e ampliando a presença nas ações de segurança da cidade”, completou.


