Confusão

PM perde o controle e agride mulher diante de crianças em Pirajá

A Secretaria da Segurança Pública também determinou à PM a apuração imediata da conduta dos agentes

Reprodução

Um policial militar agrediu uma mulher com um tapa no rosto durante uma festa de Dia das Crianças, neste domingo (12), na Rua Baixa da Fonte, em Pirajá, Salvador. Testemunhas filmaram a agressão enquanto participavam do evento.

As imagens mostram o momento em que a mulher arremessa uma lata de bebida na direção de três militares. Em seguida, os agentes se aproximam dela.
Um dos policiais inicia uma discussão, enquanto moradores tentam contê-lo — entre eles, um menino que se coloca à frente da vítima. Mesmo assim, o agente desfere o tapa.

Logo depois, ao perceber que estava sendo filmado, o policial tenta alcançar a pessoa que gravava, mas outro agente o impede enquanto a testemunha se afasta.

Investigação

Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que os agentes pertencem à 9ª Companhia Independente (CIPM) e perseguiam suspeitos que atiraram contra a equipe durante um patrulhamento na área.

A corporação afirmou ainda que, por conta da festa infantil, os policiais não revidaram os disparos, mas foram hostilizados por pessoas no local. As imagens estão sob análise e a guarnição foi encaminhada à Corregedoria da PM para prestar esclarecimentos.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) também determinou à PM a apuração imediata da conduta dos agentes e repudiou as agressões registradas no vídeo.

Outro caso

No último dia 9, um policial militar agrediu um casal, durante uma manifestação que pedia justiça por Caíque dos Santos Reis, morto em 28 de setembro durante uma ação policial no bairro de São Marcos, em Salvador.

Uma mulher estava na companhia do esposo, que filmava a ação, e de outros moradores, quando foi agredida com um tapa. Ao ver a reação do agente, o homem tentou intervir e também levou um soco.