Prisões

PMs presos em Feira têm ligação com deputado apontado como líder de esquema criminoso

A operação desta quarta-feira (28) é um desdobramento da "El Pátron", que investiga o deputado estadual

Foto: Divulgação/SSP-BA
Foto: Divulgação/SSP-BA

Os três policiais militares presos nesta quarta-feira (28) na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, suspeitos de integrar uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro, jogo do bicho e extorsão, são ligados ao deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, mais conhecido como Binho Galinha.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) aponta o deputado como o “cabeça” de uma organização criminosa com atuação em Feira de Santana. Segundo a denúncia, há cerca de uma década, ele liderava crimes como agiotagem, jogo de azar e receptação qualificada. Durante esse período, o grupo criminoso movimentou mais de R$ 100 milhões.

Binho Galinha foi preso preventivamente em abril de 2024, durante o desdobramento da operação “El Patrón”, deflagrada em 2023, que investiga o esquema criminoso em que ele é apontado como líder. A esposa e o filho do deputado também foram detidos.

Os PMs foram presos nesta quarta durante a operação “Fallen”, que também é um desdobramento da “El Patrón”. De acordo com a Secretária de Segurança Pública (SSP-BA), os agentes são suspeitos de praticar agiotagem e receptação qualificada.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.