Salvador liderou o ranking das capitais mais violentas do Brasil em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A capital baiana registrou 1.335 mortes violentas, alcançando uma taxa de 52%, a maior entre todas as capitais do país. No ranking geral das cidades brasileiras, Salvador ocupa a 20ª posição.
Apesar de ter um número de ocorrências próximo ao do Rio de Janeiro, que contabilizou 1.375 mortes violentas no mesmo período, Salvador apresentou uma taxa bem mais alta: 50,2% contra 20,4% da capital fluminense. A diferença está relacionada à população das cidades, já que o Rio possui quase três vezes mais habitantes que a capital baiana.
Homicídios dolosos lideram estatísticas
Entre os crimes mais registrados em Salvador estão os homicídios dolosos – quando há intenção de matar – que somaram 873 ocorrências. A cidade ficou atrás apenas do Rio de Janeiro, com 963 casos. Outras capitais mais populosas, como São Paulo (498 casos) e Belo Horizonte (390 casos), tiveram índices bem menores.
Mortes por intervenção policial disparam em Salvador
Outro dado que chama atenção é a quantidade de mortes por intervenção policial. Entretanto, apesar da liderança entre as capitais, Salvador não entrou no ranking dos 10 municípios com os piores índices do país. A lista é liderada por Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, seguida por outras cinco cidades do interior do estado.
Bahia mantém histórico de letalidade policial
Os números refletem um problema recorrente na segurança pública do estado. A Bahia ocupa o segundo lugar nacional em mortes causadas por policiais há pelo menos três anos consecutivos. Confira a evolução dos dados:
- 2022: 1.467 mortes (10,4%)
- 2023: 1.699 mortes (12%)
- 2024: 1.553 mortes (10,5%)