Divulgação/Sedur
Divulgação/Sedur

Três ferros-velhos foram interditados na manhã desta quarta-feira (21) por não possuírem alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura. Assim, a ação ocorreu durante uma operação de ordenamento e combate a atividades irregulares na Avenida Lafayete Coutinho, na região da Gamboa, em Salvador.

Além da falta do documento, os agentes apreenderam nos estabelecimentos materiais de procedência suspeita, sem comprovação de origem. Dessa forma, os policiais encaminharam todo o material para as providências legais cabíveis.

Durante a ação, coordenada em âmbito municipal pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), outros três estabelecimentos comerciais foram notificados para desativar a atividade irregular de depósito de bebidas. Um posto de combustíveis também foi notificado para encerrar a atividade exercida em desacordo com a legislação.

“Essa operação reforça o papel do poder público na garantia do ordenamento urbano e da segurança da população. A atuação integrada entre os órgãos demonstra o compromisso da gestão em coibir irregularidades, proteger o espaço público e assegurar que as normas sejam cumpridas”, destacou o secretário da Sedur, Sosthenes Macêdo.

O gestor municipal lembrou que as ações fiscais estão respaldadas na Lei nº 9.879/2025, que dispõe sobre o Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo. O Artigo 11 da legislação proíbe, nas áreas lindeiras à Avenida Lafayete Coutinho, a instalação de borracharias, ferros-velhos, depósitos de bebidas, postos de abastecimento de combustíveis e seus derivados, além de pontos de estocagem de material para reciclagem. Sosthenes destacou ainda que a fiscalização na região será mantida.

A Prefeitura de Salvador, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), realizou a operação. A ação contou com a atuação do 18º Batalhão da Polícia Militar e da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar do Comércio. Assim, a operação foi realizada sob o comando do tenente-coronel Gabriel Neto.