Comexatibá

VÍDEO: Líder indígena é baleado durante ataque em aldeia no sul da Bahia

Segundo relatos de moradores, mas de 40 homens armados atiraram contra a Aldeia Kai

Foto: Redes Sociais / FINPAT
Foto: Redes Sociais / FINPAT

O líder indígena, Ricardo Pataxó, da Aldeia Kai foi baleado durante ataque de homens armados. A situação foi registrada na quarta-feira (1º), no território Comexatibá.

Segundo relatos de moradores da aldeia, mais de 40 homens armados atiraram contra a população que estava no local. Os suspeitos balearam o líder indígena Ricardo Pataxó e um outro jovem, que não teve a identidade revelada.

As vítimas foram socorridas para uma unidade de saúde para receber atendimento médico. Até o momento não há informações sobre o estado de saúde delas. De acordo com o Conselho de Caciques, Ricardo Pataxó tinha relatado na quarta (1º) pela manhã durante uma reunião do Fórum dos Territórios Ancestrais, que ele tinha medo de que a Aldeia Kai sofresse um ataque.

O Conselho de Caciques denuncia que esta ação faz parte de um ciclo de ataques promovidos por grupos armados ligados a interesses do latifúndio, da especulação imobiliária e de grileiros de terras indígenas, que transformam o Extremo Sul da Bahia em palco de sangue e injustiça. A Polícia Civil investiga as tentativas de homicídio.

Confira vídeo: