Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou nas redes sociais, nesta quinta-feira, o aniversário de três anos dos ataques à democracia ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

Na publicação, o petista traçou um paralelo entre a defesa do regime democrático nos dias atuais e a trajetória histórica de resistência da Bahia, destacando o 2 de Julho, data que simboliza a Independência do Brasil no estado.

“A democracia é um valor inegociável. Preservar a memória do 8 de janeiro é garantir que o autoritarismo jamais se repita. Na Bahia, terra do 2 de Julho e de lutas históricas por liberdade e soberania, seguimos firmes no enfrentamento a qualquer tentativa de destruição da nossa democracia. Recordar é um dever cívico e institucional para que nunca mais aconteça”, escreveu o governador.

Além disso, o Partido dos Trabalhadores convocou sua militância para um ato simbólico em defesa da democracia, marcado para hoje, em referência aos atos golpistas de 2023 que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes.

A mobilização foi anunciada nas redes sociais do partido no último domingo (4) e está prevista para começar às 10h30, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.

O ato também será marcado pela assinatura, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do veto ao projeto de lei que reduz as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros condenados pela tentativa de golpe de Estado.