Em busca de solução

A possibilidade de encontro entre Lula e Trump está aberta, diz Wagner

O grupo de senadores teve reuniões com empresários e parlamentares norte-americanos na busca por abertura de diálogo

Comitiva de senadores brasileiros nos EUA. Foto: Divulgação
Comitiva de senadores brasileiros nos EUA. Foto: Divulgação

O senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse que existe a possibilidade de uma reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente Lula, para tratar do tarifaço. A afirmação do líder do governo no Senado aconteceu na tarde desta quarta-feira (30) após o fim da missão feita por senadores aos EUA.

O grupo teve reuniões com empresários e parlamentares norte-americanos na busca por abertura de diálogo que possa reverter a tarifa imposta por Trump ao Brasil.

A comitiva é formada por senadores de diversos partidos, incluindo aliados e opositores do governo Lula.

“Viemos tratar de temas comerciais e nossa prioridade é defender a economia, com diálogo e equilíbrio. A diplomacia brasileira é multilateral, não se alinha a campo A, B, C ou D, e sempre atua em favor da paz. E perseguimos este objetivo na composição desta comitiva, que é pluripartidária, oposição e governo”, contextualizou o senador petista em publicação na rede social X.

Ainda segundo Jaques Wagner, durante as reuniões nos Estados Unidos, a comitiva solicitou a ampliação do prazo do tarifaço para todos os setores produtivos.

“Misturar comércio com política externa é impróprio, e a importância dessa separação foi reconhecida também por senadores dos Estados Unidos, inclusive”, frisou.

O líder governista no Senado relatou que fará o encaminhamento do resultado da viagem ao presidente Lula. E arrematou: “A possibilidade de um encontro entre os presidentes está aberta. Vamos organizar para que aconteça”.