O secretário de Relações Institucionais do governo Jerônimo Rodrigues (PT), Adolpho Loyola, espera anunciar, até a próxima sexta-feira (2), a adesão do PDT à base de apoio a gestão estadual.
O “casamento” já vinha se desenhando há algum tempo, com o desejo tanto por parte do governador, quanto por parte do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior – o congressista, em 2024, já havia sinalizado insatisfação com algumas decisões tomadas pelo União Brasil na formação das chapas para as eleições municipais.
A principal delas ocorreu em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). No município, a atual prefeita, Débora Régis, era membro do PDT, mas acabou sendo cooptada pelo União Brasil, atitude que irritou Félix Mendonça Júnior.
Por outro lado, os pedetistas seguem com grande influência em Salvador, ocupando cargos dentro da Prefeitura da capital baiana, a exemplo da vice, Ana Paula Matos, que já foi, recentemente, secretária de Saúde, e agora ocupa o posto de Secretária de Cultura.
Caso se confirme essa mudança, ela afetaria as relações dentro do Poder Legislativo. Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o PDT, com Penalva, faz parte do bloco de oposição ao governo Jerônimo. Na Câmara de Vereadores, são quatro os pedetistas do grupo governista que apoia Bruno Reis (União): Omarzinho Gordilho, Débora Santana, Anderson Ninho e Roberta Caires.
A tendência é a de que os cinco políticos migrem para uma legenda que faz parte da base de apoio ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), possível candidato ao Governo do Estado em 2026, em nova disputa com Jerônimo Rodrigues.
Adesão do PDT ao governo Jerônimo Rodrigues
Na segunda-feira (28), durante cerimônia de entrega de equipamentos para seis municípios da Bahia que estão sofrendo com a seca, Loyola detalhou como tem sido as conversas com o PDT e disse acreditar em um desfecho positivo.
“Nós vamos fazer uma reunião na quarta [amanhã] com os prefeitos do PDT, os oito prefeitos e os vice-prefeitos, vamos fazer uma agenda. O partido convidou o governador para esse evento, com os seus prefeitos, então nós vamos participar. Na quinta nós vamos ter um almoço com o ministro da Previdência, que é o presidente do PDT, Carlos Lupi, e na sexta-feira a gente pretende fazer esse anúncio do PDT na base do governo do Estado”, afirmou Loyola em declaração à imprensa.