A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador, afirmou nesta terça-feira (7), em entrevista ao PS Notícias, que a conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi “muito positiva”.
Ela ressaltou que o fato de Trump ter buscado dialogar com Lula, mesmo após manobras do bolsonarismo para gerar uma crise comercial e diplomática, mostra que o presidente brasileiro é um “grande líder”.
“É muito bom que haja diálogo entre dois chefes de Estado de países importantes. Vejo com bons olhos que Trump tenha procurado Lula. Isso mostra o respeito que recuperamos no mundo. No governo de Jair Bolsonaro, não existia isso. Outros países não queriam conversar nem se aproximar”, afirmou.
Crítica ao tarifaço de 50% imposto pelo governo americano aos produtos brasileiros, Aladilce acrescentou esperar que Trump volte atrás e que novos acordos sejam anunciados em breve.
“Esse diálogo é muito positivo. Espero que, em breve, possamos ver acordos importantes que beneficiem especialmente o nosso país”, completou.
Entenda
A conversa entre Lula e Trump ocorreu por meio de um telefonema na manhã de segunda-feira (6) e marcou mais um episódio na aproximação entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos.
A relação, estremecida em decorrência do tarifaço, começou a mudar após um breve encontro entre eles na ONU, em Nova York, há duas semanas.
Durante o telefonema, Lula pediu a Trump que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, negociasse “com o Brasil sem preconceito” para revisar o tarifaço de 50% aplicado aos produtos brasileiros.
Do lado brasileiro, a interlocução envolve os ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento e Comércio Exterior), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
LEIA MAIS: