A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (30), a concessão da mais alta honraria do Parlamento, a Comenda 2 de Julho, ao ex-prefeito de Rio Real, Antônio Alves dos Santos. A homenagem foi proposta na Casa pelo deputado Penalva (PDT).
No projeto, o parlamentar enalteceu o papel do ex-prefeito, conhecido na região como Carroça, na luta pelo desenvolvimento do comercio e da citricultura no Litoral Norte da Bahia. O ex-gestor, acrescentou o legislador, é um exemplo de superação, trabalho e compromisso com Rio Real e com a Bahia.
Natural de Rio Real, Antônio Alves dos Santos recebeu o apelido de Carroça porque trabalhava, inicialmente, transportando mercadorias em uma carroça. Além disso, serviu ao Exército em Salvador, onde atuou como vendedor de frutas.
Ao retornar à terra natal, conforme relatou o deputado Penalva, passou a atuar como pequeno produtor rural. Por lá, se tornou comerciante de citrus e, anos depois, fundou a Disfrucar, distribuidora de frutas com mais de 30 anos de existência A empresa abastece o mercado com laranjas e se tornou uma referência na citricultura nacional.
Trajetória política
No projeto de resolução, o deputado Penalva explicou que Carroça iniciou a trajetória política em 2003, quando disputou a eleição para a prefeitura de Rio Real. Eleito, conseguiu a reeleição em 2008. Voltou ao cargo em 2016 e se reelegeu em 2020.
Assim, frisou o parlamentar, o ex-gestor conquistou a marca de se tornar o único prefeito na história da cidade com quatro mandatos, somando 16 anos na administração pública.