Tarifaço

Alckmin diz que Lula pediu a Trump suspensão temporária da taxa de 40%

Ministro disse estar otimista com diálogo com governo dos EUA

Foto:
Jose Cruz/Agência Brasil
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado (12) estar otimista com a possibilidade de os Estados Unidos suspenderem a tarifa de 40% imposta a produtos brasileiros.

Em conversa com jornalistas após participar de uma missa em Aparecida (SP), ele disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu diretamente a Donald Trump que o aumento seja suspenso enquanto as negociações bilaterais continuam.

“O pedido do presidente Lula ao presidente Trump foi que, enquanto negocia, suspenda os 40%. Esse foi o pleito. E aí a gente passa a ter um ganha-ganha, há muita possibilidade de parceria entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou Alckmin.

Segundo o vice-presidente, alguns setores já começaram a sentir alívio, como o de celulose e o de ferro-níquel. 

“Celulose e ferro-níquel já estão em 0%. Isso representa 4% da exportação brasileira. Semana passada, a madeira encerada e macia caiu de 50% para 10%. Armário, sofá e móveis, de 50% para 25%. O que precisamos é avançar mais depressa”, explicou.

Depois de conversarem por telefone na semana passada e indicarem disposição para negociar o tarifaço, Lula e Trump devem se encontrar pessoalmente no fim do mês durante a Assembleia-Geral da ONU na Malásia. Na ocasião, eles devem discutir o tema novamente.  

LEIA MAIS: