Movimentação política

Aliado de Neto, Leo Prates aguarda reunião nacional do PDT para definir futuro na Bahia

Reunião deve acontecer no próximo dia 20 de maio

Encontro entre integrantes do PDT e do União Progressista. Foto: Divulgação
Encontro entre integrantes do PDT e da Federação União Progressista. Foto: Divulgação

O deputado federal Leo Prates foi eleito em 2022 com 143.700 votos pelo PDT, sendo um dos mais votados em toda a Bahia. Agora, o PDT decidiu aderir ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Prates, por sua vez, é aliado de primeira hora de ACM Neto (UB), ex-prefeito de Salvador e virtual candidato ao governo da Bahia. Portanto, adversário direto de Jerônimo Rodrigues para as eleições de 2026.

Diante da movimentação do PDT, Leo Prates enfrenta uma circunstância atípica no partido. Ele espera o aval de Carlos Lupi, presidente nacional da legenda pedetista, para ter a liberdade de permanecer no partido e apoiar ACM Neto em 2026.

Em conversa com a reportagem do PS Notícias, o parlamentar disse que essa conversa acontecerá no próximo dia 20 de maio.

“Vamos ter uma reunião da executiva nacional. A primeira pauta que terei com Lupi é minha situação na Bahia, porque sou aliado de ACM Neto. O meu desejo é permanecer no PDT, Lupi quer que eu permaneça no partido”, assegurou.

Coerência

Nesta segunda-feira (12), Leo Prates esteve em uma reunião com integrantes do PDT e da Federação União Progressista (UP) – Grupo que reúne União Brasil e PP. O almoço acontece depois que Cacá Leão (PP), secretário de Governo de Bruno Reis (UB), convidou pedetistas para adesão à federação.

Prates, por sua vez, enfatizou que continua na oposição ao governo petista. Em publicação na rede social X, antigo Twitter, disse que qualquer decisão será tomada em respeito à história do seu grupo político.

“Apoiamos ACM Neto e seguimos na oposição ao governo por respeito à nossa história. Gosto do PDT, sou amigo de Carlos Lupi e quero continuar no partido. Mas estar onde sempre estive é um princípio — não uma condição. E princípios não se negociam. Coerência sempre”, disse o deputado federal.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.