Otto Alencar e Lula em Salvador. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Otto Alencar e Lula em Salvador. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O senador Otto Alencar, presidente do PSD baiano, participou da cerimônia de entrega de ambulâncias e equipamentos para unidades de saúde em Salvador, nesta sexta-feira (6). Ao lado do presidente Lula (PT), o dirigente partidário anunciou apoio a Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT) como seus candidatos para o Senado nas eleições deste ano.

A declaração ocorre após o senador Angelo Coronel anunciar a saída do PSD porque não teve espaço na conjuntura do grupo governista para disputar a reeleição na chapa majoritária petista.

Em seu discurso, Otto Alencar disse que a aliança dos partidos que compõem o governo baiano estará ainda mais sólida neste ano.

“Essa cooperação avança há muitos anos e vai estar mais sólida ainda agora nas eleições de 2026 com a eleição de Jerônimo, com a eleição dos meus candidatos ao Senado Federal, Rui Costa e Jaques Wagner, nós vamos trabalhar intensamente para que nós possamos ter uma representação mais forte ainda no Senado Federal”, disse o cacique pessedista

Conspiração

Embora tenha nominado seus futuros candidatos ao Senado, Otto Alencar não citou nomes, mas fez uma indireta ao falar de conspiração. Nos últimos dias, veio à tona a informação de bastidores apontando que Coronel teria ido a São Paulo para um encontro com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. O objetivo seria assumir o comando do partido na Bahia, o que implicaria a saída de Otto da presidência regional.

A indireta ocorreu enquanto relatava sua chegada ao Senado em 2015, quando lidou, um ano depois, com o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

“Chegamos com a presidente Dilma Rousseff e ela, de uma maneira incorreta, teve o seu impeachment por uma conspiração que eu não acompanhei. Eu trabalhei e votei contra essa conspiração. De tal sorte, presidente Lula, que eu já sou acostumado a enfrentar conspiração e vou derrubar qualquer conspiração que se promova contra o nosso grupo e o nosso projeto”, disparou Otto Alencar.

Assista ao trecho do discurso de Otto Alencar: