Política

Após críticas de ACM Neto, secretário da Fazenda afirma que Bahia tem capacidade fiscal para contratar empréstimos

Manoel Vitório defendeu que R$ 18 bilhões aprovados pela Alba são usados para beneficiar a população

Foto: PS Notícias
Foto: PS Notícias

O secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, rebateu nesta terça-feira (1º) as críticas do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, sobre o alto volume de empréstimos contraídos pelo governo Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante conversa com a imprensa na inauguração da fábrica da BYD em Camaçari, Vitório afirmou que o Estado tem capacidade fiscal para adquirir empréstimos e que os recursos já aprovados pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vêm sendo usados para ampliar investimentos em áreas como infraestrutura e educação.

“É natural que a oposição exerça esse papel de criticar. Mas não considero muito produtivo para o estado da Bahia, porque temos capacidade de endividamento. A Bahia é um dos estados menos endividados do país. Hoje, o endividamento está em 30% da receita corrente líquida, o que demonstra responsabilidade fiscal”, disse o secretário.

O que disse ACM Neto?

Em vídeo publicado nas redes sociais na mesma data, ACM Neto criticou o volume de empréstimos contraídos pelo governo estadual nos últimos dois anos e meio, que, segundo ele, já soma cerca de R$ 18 bilhões, mas não teria sido suficiente para resolver problemas básicos.

“O que é que daria pra fazer com 18 bilhões de reais? Daria pra construir duas pontes Salvador-Itaparica. Quase 250 hospitais municipais por toda a Bahia ou mais de 100 mil viaturas policiais blindadas. Dava para colocar escola de tempo integral em todo canto. E o povo continua esperando o básico”, afirmou Neto.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.