Veja o resumo da noticia
- Governador Jerônimo Rodrigues afirma que tem ampliado investimentos e efetivo policial para enfrentar a violência, com 4 mil novos agentes em formação e ações em tecnologia e infraestrutura.
- Declaração ocorre após o Anuário de Segurança Pública apontar a Bahia como o estado com mais mortes por intervenção policial em 2024, além de liderar o ranking de homicídios pelo 3º ano seguido.
- Dados geraram nova onda de críticas da oposição, que cobra do governo estadual mais estratégia no combate ao crime e às facções.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta segunda-feira (28) que está trabalhando com seriedade para enfrentar a violência no estado. Segundo o petista, o governo estadual tem ampliado investimentos e reforçado o efetivo para enfrentar o que chamou de “desafio global”.
“Estamos enfrentando um trabalho sério e atento: temos 4 mil novos policiais em formação, estamos inaugurando delegacias e pelotões em toda a Bahia, renovando e ampliando as frotas de viaturas e investindo em tecnologia para fortalecer a segurança na atuação nas ruas”, escreveu o governador nas redes sociais.
A declaração foi feita dias após o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 apontar que a polícia baiana foi a que mais matou entre os estados brasileiros no ano de 2024.
Ao todo, foram 1.556 homicídios naquele ano, o que mantém o estado na liderança da estatística pelo terceiro ano seguido. Além disso, os dados mostram que a Bahia tem cinco entre as dez cidades mais violentas do país.
Onda de críticas
Os dados do anuário intensificaram as críticas da oposição ao governo. O líder da bancada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Tiago Correia (PSDB), afirmou que falta estratégia à gestão estadual para conter a criminalidade e o avanço das facções.
Já o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou que Jerônimo é “omisso” diante da crise de segurança no estado.
LEIA TAMBÉM: