Susto

Avião com Alckmin e comitiva do governo brasileiro apresenta falha na Colômbia

Neste momento, autoridades aguardam chegada de novo avião

Foto: Jessica Ramírez / Presidencia do México
Foto: Jessica Ramírez / Presidencia do México

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava nesta sexta-feira (29) o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, apresentou falhas em uma mangueira semi-hidráulica durante escala em Cali, na Colômbia, após pouso programado para reabastecimento.

Além de Alckmin, estavam na aeronave os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), e do Planejamento, Simone Tebet (MDB). Neste momento, a comitiva aguarda a chegada de um novo avião. Todos estão bem e em segurança.

Segundo nota da Vice-Presidência da República, embora a aeronave pudesse seguir viagem, a FAB recomendou a extensão da parada até que outra aeronave fosse deslocada do Brasil para concluir a missão. 

Um novo avião decolou da Base Aérea de Brasília às 10h, com previsão de pouso em Brasília às 21h desta sexta-feira (29).

Missão comercial

A viagem oficial ao México teve como objetivo ampliar relações comerciais, abrir mercados para produtos agrícolas brasileiros e assinar acordos de cooperação bilateral. A missão também buscou alternativas para produtos brasileiros afetados pelo aumento de tarifas nos Estados Unidos.

Nos próximos 12 meses, Brasil e México irão analisar propostas para ampliar os acordos de comércio exterior e investimentos recíprocos.

“Foi um trabalho bastante amplo e proveitoso. Vou levar ao presidente Lula a boa notícia de que Brasil e México estão mais próximos, beneficiando nossas populações e fortalecendo o desenvolvimento da América Latina”, afirmou Alckmin na quinta-feira (28).