Política

Bruno Reis anuncia substituta de Andréa Mendonça na Secretaria do Mar; conheça

A nomeação da nova titular da Secretaria do Mar foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (30)

Bruno Reis anuncia substituta de Andréa Mendonça na Secretaria do Mar; conheça
Divulgação/Assessoria

A Prefeitura de Salvador já tem a nova titular da Secretaria do Mar após a saída de Andréa Mendonça, que pediu exoneração do cargo na última terça-feira (29), depois que o PDT – partido que na Bahia é comandado pelo irmão dela, Félix Mendonça Jr – migrou para a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

A escolhida para o cargo foi a então, diretora do Trabalho e Empreendedorismo (DTE) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec), Duda Lomanto. A nomeação dela, inclusive, foi publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira (30).

A principal missão da pasta é planejar e executar ações para o desenvolvimento do potencial náutico da capital baiana. “Após quatro anos de muitos desafios e conquistas à frente da DTE, é com grande honra que recebo o convite do Prefeito para assumir a Secretaria do Mar”, disse a nova titular da pasta.

“Salvador guarda um dos maiores tesouros naturais do Brasil: a Baía de Todos os Santos, segunda maior baía navegável do mundo, com enorme potencial turístico ainda pouco explorado. Essas ilhas abrigam comunidades ricas em gastronomia, cultura, arte e artesanato – elementos que refletem a alma da nossa gente e precisam ser valorizados e potencializados como vetores de desenvolvimento”, completou a nova gestora da pasta.

De acordo com ela, a partir de agora, o desafio é transformar esse patrimônio natural e humano em um “pilar sólido de desenvolvimento econômico sustentável, promovendo a geração de renda, o empreendedorismo local e a valorização do nosso território marítimo”.

Nova titular da Secretaria do Mar fala em “trabalho conjunto”

Duda Lomanto disse ainda que a secretaria trabalhará em conjunto com outras pastas, como a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), com o objetivo de avançar na regularização de píeres e atracadouros, criando condições para expandir o turismo náutico e consolidar Salvador como a verdadeira Amazônia Azul do Brasil.

“Seguiremos com responsabilidade ambiental, planejamento estratégico e participação social, pois acreditamos que a gestão sustentável do nosso mar é um caminho irreversível para o futuro da cidade. Vamos juntos enfrentar esse novo desafio. Salvador tem um mar de oportunidades; e é hora de navegar com coragem e visão”, afirmou.

Entre as iniciativas já implantadas pela gestão municipal relacionadas à economia do mar, estão o SAC Náutico, com mais de 800 atendimentos realizados, e a Trilha de Capacitação Náutica, que já qualificou mais de 200 profissionais nas áreas de maior empregabilidade do setor marítimo.

Duda Lomanto, nova secretária do Mar de Salvador (Foto: Divulgação/Assessoria)

Perfil de Duda Lomanto

Administradora de empresas, com MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP), Duda Lomanto tem especialização em Gestão Estratégica de Negócios pelo Insper e especialização em Gestão de Carreira e Sucessão e Construção de Time de Alta Performance pela Fundação Instituto de Administração (FIA USP).

Como diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Duda ajudou a implementar uma série de iniciativas que aproximaram a população das oportunidades do mercado, como o programa “Treinar para Empregar”, que certificou mais de 60 mil pessoas em cursos de qualificação profissional.

Durante sua gestão, foram realizados ainda mais de 24 mil atendimentos pelo SAC do Empreendedor e ofertadas mais de 27 mil novas vagas de emprego. Outra ação desenvolvida foi o “SIMM Prepara”, com oficinas voltadas para orientar candidatos em processos seletivos.