
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), participa nesta terça-feira (11) da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). No evento, ele apresentará projetos voltados à descarbonização da economia, à gestão de resíduos sólidos e à geração de empregos verdes.
A capital baiana também coordena dois painéis oficiais da programação: o primeiro sobre Gestão de Resíduos Sólidos será realizado nesta terça-feira e o segundo sobre Grandes Eventos e Ação Climática ocorrerá na sexta-feira (14).
“Salvador tem avançado em políticas públicas que unem inovação, eficiência e cuidado com as pessoas. Estar na COP30 é reafirmar o protagonismo da nossa cidade na agenda climática, mostrando ao mundo que é possível unir crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental”, afirmou o prefeito.
A comitiva soteropolitana, formada por secretários e representantes de pastas ligadas ao meio ambiente, sustentabilidade e mobilidade, participa de debates internacionais e articulações com líderes globais sobre financiamento climático e economia circular.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também está em Belém, onde participou da abertura da conferência e apresentou os avanços do Estado na transição energética e na geração de energia eólica e solar.
Referência em sustentabilidade
Nos últimos anos, Salvador se consolidou como uma das capitais mais comprometidas com a agenda climática no país.
Na semana que antecedeu a COP30, a cidade foi premiada pela Bloomberg Philanthropies e pela rede C40 Cities, recebendo o Prêmio de Soluções Sustentáveis para Resíduos, graças ao programa Recicla Capital, que estimula a coleta seletiva e o reaproveitamento de materiais recicláveis.
A capital baiana também foi reconhecida entre as 11 cidades do mundo que mais reduziram emissões de gases de efeito estufa (GEE), sendo a única da América Latina a atingir redução superior a 30%.


