Fotos: Divulgação / Secom PMS
Fotos: Divulgação / Secom PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou na manhã desta terça-feira (11) do painel Gestão de Resíduos e Economia Circular, como parte do segundo dia de programação da COP 30, que ocorre em Belém (PA). Na ocasião, o gestor municipal assinou um termo de compromisso que prevê a descarbonização a partir de projetos de biometano do setor de resíduos sólidos.

Segundo o pacto, a valorização energética dos resíduos sólidos urbanos representa uma das principais oportunidades para reduzir as emissões de carbono. Neste cenário, a proposta prevê a produção de biometano a partir de resíduos do Aterro Metropolitano Centro.

Após assinar o documento, Bruno Reis destacou que Salvador vem se consolidando como referência nacional em sustentabilidade urbana, com investimentos em gestão de resíduos e iniciativas voltadas à economia verde.

“Fomos convidados a participar de diversos painéis e apresentar programas como o Recicla Capital, premiado recentemente pela Fundação Bloomberg e pela C40, e o Roda, que promove a coleta seletiva no Centro Histórico. Temos ainda o Reutilize, voltado à coleta de tecidos e agasalhos para estimular a economia circular. São iniciativas que consolidam Salvador como uma das cidades do mundo com mais programas na área da sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, afirmou o prefeito.