Foto: Ane Catarine Lima/PSNotícias
Foto: Ane Catarine Lima/PSNotícias

“Um dia histórico“. Assim o prefeito Bruno Reis definiu a assinatura do Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico no Carnaval, formalizado nesta sexta-feira (7). A solenidade aconteceu no Mercado Modelo, no bairro do Comércio, em Salvador.

O pacto envolve município, estado, governo federal, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). A iniciativa visa fortalecer políticas públicas voltadas à valorização, dignidade e inclusão produtiva dos profissionais informais que atuam durante o período do Carnaval de Salvador.

“Esse pacto dá segurança e tranquilidade para todo mundo que trabalha no Carnaval. Primeiro para os governos, porque existe um conjunto de políticas públicas que a prefeitura, o governo do estado e o governo federal realizam e que agora estarão amarradas neste pacto. Isso traz segurança para os trabalhadores, que vão ter melhores condições e também para quem quer apoiar e patrocinar o Carnaval, porque sabe que existem regras claras, direitos e garantias fundamentais que estão assegurados”, frisou Bruno Reis.

Rock in Rio, The Town e outros carnavais

Para o prefeito da capital baiana, a iniciativa conjunta também servirá de exemplo para grandes eventos consolidados no país. Bruno Reis ainda exaltou o protagonismo de Salvador.

“É um fato, uma constatação, hoje, aqui, é um dia histórico e não podia ser em outro lugar que não aqui, na Praça Maria Felipa, ao lado do Mercado Modelo, do Elevador Lacerda, do Museu da Música, onde nós firmamos esse pacto que vai servir de referência para o Brasil. Os grandes eventos agora vão acabar seguindo esse pacto, porque também vão poder proporcionar a estes grandes eventos, como Rock in Rio, The Town, os carnavais de outros lugares, que possam aderir a este pacto para melhorar as condições de trabalho para poder ter uma festa ainda melhor. Se a gente já dava exemplo realizando a melhor festa do Brasil, do mundo e todos se espelhavam aqui, agora tem um pacto para ser copiado Brasil afora”, afirmou.

Leia também: Prefeito Bruno Reis anuncia tarifa zero no Carnaval 2026 para trabalhadores credenciados