Transporte complementar

Bruno Reis pede empréstimo para renovar frota de ônibus em Salvador

De acordo com o gestor, o empréstimo permitirá reforçar a frota dos ônibus "amarelinhos" na cidade de Salvador

Foto: Divulgação/ Secom-PMS
Foto: Divulgação/ Secom-PMS

Em projeto de lei encaminhado à Câmara de Salvador, o prefeito Bruno Reis (UB) solicitou autorização para contratar um empréstimo de até R$ 95 milhões junto à Caixa Econômica Federal. De acordo com o texto do chefe do Executivo, o objetivo é comprar ônibus do tipo Euro VI, que serão destinados à renovação da frota do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec). O modal é conhecido na capital baiana pelos ônibus “amarelinhos”.

Em mensagem encaminhada ao Legislativo soteropolitano, o prefeito argumentou que Salvador foi contemplada no processo seletivo do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, no âmbito do Novo PAC – Renovação de Frota.

“Essa habilitação representa uma oportunidade histórica de reestruturação do Stec e de fortalecimento do transporte público como direito social e pilar da mobilidade sustentável”, diz um trecho da mensagem de apresentação da proposta.

Retração do sistema

Ao justificar o pedido de empréstimo, o prefeito da capital baiana explicou que, ao longo dos anos, o subsistema de transporte “sofreu expressiva retração de demanda e de frota, situação agravada pela pandemia de Covid-19”. Esse contexto, completo Bruno Reis, comprometeu a sustentabilidade econômico-financeira e a qualidade do serviço ofertado à população.

Conforme relatou o gestor, a frota atual do Stec soma cerca de 185 veículos em circulação, atendendo aproximadamente 60 mil passageiros por dia. Esse quadro, frisou o prefeito, representa queda em relação a anos anteriores, quando o subsistema chegou a transportar mais de 100 mil passageiros por dia.

“A dificuldade de manutenção, a obsolescência da frota, as permissões operacionais vencidas e a ausência de investimentos têm gerado um ciclo vicioso de perda de produtividade e competitividade, impactando diretamente na atratividade e regularidade do serviço. Nesse contexto, a renovação da frota com ônibus Euro VI apresenta-se como medida imperativa, urgente e necessária”, defendeu Bruno Reis.