Localizada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a Avenida Henry Ford passará a se chamar Avenida BYD. Na semana passada, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o projeto de lei 25.700/2024, de autoria do deputado Júnior Muniz (PT), que altera o nome da via.
Segundo Muniz, a mudança é relevante porque, como a Ford não atua mais no estado, valoriza o investimento de R$ 5,5 bilhões da chinesa BYD na fábrica de carros elétricos que será inaugurada em solo baiano na próxima quinta-feira (9).
“O início da operação da BYD em Camaçari marca, sem dúvida, um novo tempo para o setor produtivo da Bahia, colocando o estado na vanguarda do desenvolvimento sustentável, associado à geração de emprego e renda. Essa mudança de nome dá boas-vindas a esse novo momento da história da Bahia”, afirmou o parlamentar.
A alteração no nome da avenida precisa agora ser sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O lançamento da fábrica da BYD contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Jerônimo Rodrigues, do CEO global da BYD, Wang Chuanfu, da vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, e do vice-presidente da BYD Brasil, Alexandre Baldy.
A unidade terá uma megaestrutura de 4,6 milhões de metros quadrados, capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano e poderá gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
LEIA TAMBÉM: