Foto: Neuza Costa Menezes/Agência ALBA
Foto: Neuza Costa Menezes/Agência ALBA

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (9), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a realização de uma reunião extraordinária para esta quarta (10), às 10h. O objetivo é realizar a sabatina com o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD), indicado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA).

A realização da sabatina foi aprovada por unanimidade na manhã desta terça-feira (9), durante reunião ordinária. Na ocasião, ficou definido que o deputado Vitor Bonfim (PV) será o relator do caso.

Apesar do indicativo da realização da sabatina, o presidente da CCJ, deputado Robinson Almeida (PT), explicou que a indicação de Otto Filho precisa ser lida em plenário antes. Caso a leitura não aconteça na tarde desta terça, a sabatina ficará para o dia 16 de dezembro, em cumprimento às normas regimentais da Casa Legislativa.

“Estamos cumprindo o rito estabelecido. A indicação do deputado Otto Alencar Filho para o TCE é uma pauta de grande importância para o estado, dada a relevância da Corte de Contas no acompanhamento da gestão fiscal. A sessão extraordinária visa dar celeridade ao processo, permitindo que os membros da CCJ avaliem de forma técnica e política o nome proposto. É um momento de análise minuciosa do currículo e da trajetória do indicado”, explicou.

Otto Filho foi indicado pelo governador Jerônimo Rodrigues no dia 3 de dezembro, em decorrência da vacância deixada pelo conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto, aposentado no final de julho deste ano. A nomeação para a Corte de Contas exige a aprovação da maioria dos membros da CCJ antes de seguir para o plenário da ALBA.