Redes Sociais / Reprodução
Redes Sociais / Reprodução

O deputado estadual Renato Freitas (PT) atribuiu a “motivação racista e política” a briga de rua em que se envolveu na manhã de quarta-feira (19) no centro de Curitiba. O episódio, registrado em vídeos que rapidamente se espalharam pelas redes sociais, ocorreu na movimentada esquina das ruas Vicente Machado e Visconde do Rio Branco.

“O motivo foi o mesmo que me fez brigar na rua desde que eu era criança: racismo, humilhação, injúria, violência e agressão”, afirmou.

Vídeos mostram luta corporal e ferimentos no deputado

As gravações feitas por transeuntes mostram Freitas em um confronto direto com um homem ainda não identificado. Os dois trocam socos e chutes até serem separados por pessoas que passavam pelo local. O deputado aparece sangrando, com o nariz quebrado e o rosto machucado.

Segundo o deputado, o homem teria iniciado as agressões sem provocação prévia. “Eu estava com a minha amiga, também negra, atravessando a rua, e o cara tocou o carro em cima de nós”. Renato diz que não reagiu, mas o homem baixou o vidro e o xingou. “Ele saiu do carro e veio para brigar”.

Investigação deve esclarecer motivação

Ainda não há detalhes sobre a identidade do outro envolvido nem sobre eventual abertura de boletim de ocorrência por parte dele. O caso deve ser investigado para apurar as circunstâncias e a motivação do ataque.

Freitas, que já enfrentou episódios de violência e acusações ao longo da carreira política, promete colaborar com as autoridades e reforça que não aceitará “violência travestida de opinião”.