
Visando ampliar o número de doadores de medula óssea na Bahia, o deputado Penalva (PDT) apresentou à Assembleia Legislativa uma indicação em que sugere ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a criação de um programa de estímulo à doação.
No documento, o parlamentar explica que a iniciativa vai conscientizar a população sobre a importância da doação e poderá ser promovida por meio da Secretaria de Saúde (Sesab) e em parceria com instituições como universidades, hemocentros e entidades da sociedade civil.
“A doação de medula óssea é um gesto de extrema generosidade que pode representar a única esperança de cura para milhares de pessoas acometidas por doenças graves do sangue, como leucemias, linfomas e anemias aplásticas. Apesar de sua relevância, o número de doadores cadastrados ainda é insuficiente para atender à demanda nacional e estadual, especialmente devido à baixa compatibilidade entre doador e receptor”, alertou o deputado Penalva.
Dessa forma, argumentou o parlamentar, o Programa Estadual de Estímulo à Doação de Medula Óssea poderá englobar ações como campanhas educativas e informativas em escolas, universidades, empresas e espaços públicos.
“Esta iniciativa implica compromisso do Estado da Bahia com a vida, a solidariedade e a saúde pública, fortalecendo o sistema de transplantes e ampliando as chances de cura de pacientes que aguardam compatibilidade”, justificou o legislador.


