Jerônimo Rodrigues em Brasília. Foto: Divulgação/Flickr/Jerônimo Rodrigues
Jerônimo Rodrigues em Brasília. Foto: Divulgação/Flickr/Jerônimo Rodrigues

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve em Brasília nesta quinta-feira (08) e participou da cerimônia que marcou o aniversário de três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O episódio ficou marcado como um ataque à democracia brasileira e às instituições da República. Na época, manifestantes bolsonaristas, inconformados com o resultado das urnas na eleição de 2022, invadiram órgãos como o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).

O evento em Brasília reuniu autoridades e representantes da sociedade civil no Palácio do Planalto. Durante a solenidade, Jerônimo Rodrigues falou da necessidade de manter viva a lembrança dos acontecimentos para evitar retrocessos institucionais.

“O 8 de janeiro é uma data para que ninguém nunca se esqueça da nossa responsabilidade com a democracia e com a soberania do país. Atendendo ao chamado do presidente Lula, estivemos aqui no Palácio do Planalto. Relembrar esse episódio é reafirmar que não há espaço para ataques às instituições nem para qualquer tentativa de ruptura democrática”, afirmou o governador.

Leia também: Lula veta integralmente PL da Dosimetria durante ato pelos três anos do 8 de janeiro

Jerônimo também ressaltou que a defesa da democracia exige compromisso permanente e ação cotidiana por parte das lideranças políticas e dos entes federativos.

“Nesta data, reafirmamos nosso compromisso diário com a democracia. Respeitar o voto, fortalecer as instituições e proteger a vontade do povo é proteger o Brasil”, completou.