
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta segunda-feira (6).
Lula conversou com o republicado do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, e estava acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin, do assessor especial Celso Amorim e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Secom).
Em nota, o Planalto informou que Lula convidou Trump para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em novembro. O presidente brasileiro também pediu que o líder norte-americano revogasse o tarifaço.
A possibilidade de um encontro entre Lula e Trump foi anunciada no mês passado pelo líder americano durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
A conversa ocorre em meio ao tarifaço, que aplica sobretaxa de 50% a produtos brasileiros, além de sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e familiares.