O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23), durante discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, que teve uma “química excelente” com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Nós não tivemos muito tempo para falar aqui, mas tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem. Ele parecia um homem muito legal, na verdade, ele gostava de mim, eu gostava dele. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto. Tivemos ali uma química excelente e isso foi um bom sinal”, disse.
Essa é a primeira vez que Lula e Trump se encontram desde a posse do presidente dos Estados Unidos, em janeiro deste ano. Esse também é o primeiro encontro após a crise diplomática entre os dois países, intensificada pelas sanções norte-americanas a exportações e autoridades brasileiras.
Tarifaço
Ainda durante o discurso, Trump afirmou que, no passado, o Brasil aplicou tarifas “injustas” aos Estados Unidos e que, por isso, seu governo decidiu retaliar com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros.
“Estamos revidando, e revidando com muita força”, declarou o republicano.
O presidente norte-americano também defendeu a soberania dos Estados Unidos, em sintonia com Lula, que, pouco antes, havia reforçado que “a democracia e a soberania brasileira são inegociáveis”.