Eleições 2026

Federação entre PSDB e Cidadania é 'casamento que não funciona mais', diz Isabela Sousa

Agora, o Cidadania articula a criação de uma federação com o PSB para as eleições de 2026

Vereadora Isabela Sousa. Foto: Antonio Queirós/CMS
Vereadora Isabela Sousa. Foto: Antonio Queirós/CMS

Nacionalmente, o partido Cidadania busca estreitar os laços com o PSB, com quem poderá formar uma federação para as eleições do ano que vem. No pleito de 2022, a agremiação integrou uma federação com o PSDB.

Na opinião da vereadora de Salvador, Isabela Sousa, presidente do Cidadania na Bahia, a experiência com o PSDB não foi positiva.

“Hoje, estamos ‘casados’ perante a lei, mas tanto o PSDB quanto o cidadania já entendeu que esse casamento não funciona mais. Estamos trabalhando para que a federação termine”, frisou a legisladora em entrevista concedida ao programa Boa Tarde Bahia, na TV Band, na tarde desta terça-feira (19).

As federações partidárias foram criadas na reforma eleitoral de 2021. O instrumento prevê a junção de dois ou mais partidos com afinidade programática para atuação como se fossem uma única legenda. A legislação prevê que essa união tenha validade de ao menos quatro anos e tem abrangência nacional.

No caso do Cidadania, as atenções se voltam, agora, para a possível federação com o PSB. Segundo Isabela Sousa, esse novo “casamento” pode ser vital para a sobrevivência da agremiação.

“Isso está sendo discutido nacionalmente. Temos uma conversa avançada com o PSB, mas tudo está em fase preliminar, nada oficial. Isso tudo diz respeito à sobrevivência do nosso partido, se for o melhor para o Cidadania, estaremos aqui para seguir trabalhando”, apontou.